O Palo Santo é uma árvore muito comum na América Latina, principalmente na Bolívia, Equador e Peru. A madeira dessa árvore é um incenso natural muito utilizado em rituais ancestrais xamânicos para a limpeza energética, física e espiritual. Para quem busca alternativas aos inseticidas comerciais (compostos por substâncias tóxicas e nocivas à saúde), o Palo Santo também é um excelente repelente de insetos.
O Palo Santo não está ligado a Umbanda e a nenhuma religião específica. Essa madeira tem origem Andina e o seu uso ritualístico e terapêutico é ancestral. Conforme as suas propriedades de limpeza energética passaram a ser mais difundidas, ele passou a ser encontrado em diversos tipos de rituais religiosos, com origens distintas.
O Palo Santo é um incenso natural. Seu cheiro é único e marcante, muito agradável, podendo servir como um delicioso aromatizante de ambientes. Além disso, tem sido usado há centenas de anos pelos povos nativos dos Andes para limpeza energética e espiritual. Esses povos acreditavam que o seu aroma era capaz de afastar maus espíritos e energias densas.
O primeiro passo é encontrar alguma fonte de fogo como uma vela, uma fogueira, um isqueiro ou um fósforo. Segure uma das pontas da madeira e deixe que a outra entre em contato com a chama. Para que a combustão aconteça de maneira mais uniforme, gire lentamente o Palo Santo sobre a chama. Essa etapa exige um pouco de paciência, porque por ser espesso, ele pode levar algum tempo para acender. Caso a madeira pegue fogo, apague a chama e deixe que queime em brasa. Aproveite o aroma que é liberado através da fumaça.
Antigamente os povos Incas, Maias e Astecas usavam o Palo Santo para afastar espíritos e energias de baixa-vibração. Esse hábito ancestral dos povos Andinos está muito ligado à cura, à proteção e à purificação. O incenso natural continua sendo usado até hoje como poderoso instrumento de defumação.
Não existe Palo Santo falso, existem diversos meios de fazer o seu cultivo. Para consumir um Palo Santo mais sustentável e com mais qualidade, é importante estar atento à maneira que ele foi extraído. O ideal é que a extração aconteça em árvores naturalmente mortas. Depois que a árvore já está morta, a essência da madeira fica muito mais marcante. O aroma do Palo Santo pode ser um indicador da qualidade da madeira e do respeito ao meio-ambiente no seu cultivo.
Incensos naturais e artesanais, feitos com carinho e qualidade desde 1990 sempre preservando a pureza dos aromas da natureza para seus momentos de conexão interior e autocuidado. São 22 aromas de incensos naturais elaborados com a mistura de plantas e resinas aromáticas.
Palavras de quem já comprou nossos incensos